domingo, 19 de agosto de 2012

A Arte da Literatura


Na matéria abaixo, do programa Metrópolis na TV cultura, o escritor Ziraldo comenta seu novo "filho" lançado nesta última bienal encerrada hoje (19/08/2012). Leia e comente sua memória deste incrível escritor e desenhista.



Ziraldo lança ‘Os Meninos de Marte’ na 22ª Bienal do Livro de São Paulo

Na mesma semana que o robô Curiosity da Nasa chegou a Marte, escritor estreia obra que diz que no planeta só habitam meninos
Literatura
10/08/12 11:36 - Atualizado em 10/08/12 11:41
Ziraldo
Até o dia 19 de agosto acontece a 22ª Bienal do Livro de São Paulo, um evento que o escritor Ziraldo frenquenta há um bom tempo. “Para mim é sempre uma festa”, diz. Nos últimos 32 anos ele vendeu oito milhões de livros, sempre defendendo a criação do hábito de leitura desde a infância.
Meninos e Meninas, para Ziraldo são todos Meninos e alvos de grandes histórias — ‘O Menino Maluquinho’, ‘O Menino Marrom’, ‘O Menino mais Bonito do Mundo’, ‘O Menino Quadradinho’, ‘A Menina Nina’ e ‘O Menino da Terra’ são algumas delas. E Nesta edição da Bienal do Livro, Ziraldo lança mais uma obra, ‘Os Meninos de Marte’.
Na semana em que o robô espacial Curiosity chegou a Marte, o escritor diz em seu livro: ‘Não existem habitantes em Marte, a não ser meninos e meninas’. No evento, Ziraldo também lança histórias em quadrinhos.
Meninos. “Chamo assim porque em Minas Gerais, na minha geração, quem falava criança era ‘afetado’. Criança é um nome pedante. Meu avô teve nove filhas, e ele dizia: ‘os meninos lá de casa são mulheres’”, conta.
Bienal após Bienal, o escritor sempre aparece com novidades, mas a obra que nunca foi esquecida é ‘O Menino Maluquinho’. “Toda feira me pedem para autografar o livro. Eu nunca lancei um livro que autografasse mais que ele”.
Para Ziraldo, ‘O Menino Maluquinho’ é o filho que todo mundo quer ter. “É a criança que a gente acha que foi”. Ele revela que a ideia do livro era fazer a biografia de uma criança que deu certo. “Eu acho que todo mundo que deu certo na vida foi um menino maluquinho”. 
http://www.youtube.com/watch?v=VrlKBX6yp7o&feature=player_embedded

4 comentários:

  1. deve ser um livro fantástico,pois o menino maluquinho também é sensacional,quero ver se consigo comprar este livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, saiba que Ziraldo é e sempre será para todas as idades.

      Excluir
  2. Ziraldo é mesmo um gênio dos quadrinhos, um artista que sabe criar boas histórias e que são de fácil compreensão. De fato, o menino maluquinho é o que toda criança(e adulto) queria ser. Esse seu novo livro deve ser muito bom, e pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o ziraldo na bienal, ele estava promovendo os livros. Acho que fez sucesso

    ResponderExcluir